Pages

domingo, 22 de maio de 2011

Seguindo o assunto...


Bom, gente...
Como eu dizia no outro post, duas coisinhas me chamaram atenção, uma foi a fala da professora Amanda Gurgel de que falei no post anterior e a outra foi a leitura de um texto de um conhecido cronista do Jornal Zero Hora.
Em 19 de maio, o senhor David Coimbra publicou em seu blog no clicrbs um texto intitulado A defesa da ignorância. Eu até poderia viver sem ter lido isso... sem gastar meu tempo e desgastar-me com mais desabafos e indignações que ele me causou... Mas pela indicação da querida amiga, grande professora e dedicada pesquisadora, que ocupa (e não perde, pois cultura jamais é perda!) seus lindos domingos de sol sobre livros enquanto prepara sua dissertação de mestrado, perdi meu tempo lendo. Enfim... o caro senhor David Coimbra, defende sua própria ignorância em passar por cima de todo conhecimento técnico e científico da linguística, sociolinguística e estudos da linguagem ao questionar a prática de profissionais capacitados e preparados. Eu, como professora de português, jamais poderia dizer a um médico que seu diagnóstico está errado, afinal não conheço o assunto... sou ignorante nessa área. Por que, então, alguém sem formação linguística e pedagógica pode colocar em cheque a visão fundamentada de um profissional qualificado? O respeito e a ética profissional acima de tudo senhor jornalista! O senhor deve realmente grifar a palavra doutora para se referir à professora Ana Maria Zilles, posto seu título é fruto de sua integridade moral, profissional e consequência de anos de estudos e pesquisas nesta área que o senhor David Coimbra pensa conhecer...
Ignorância é algo inerente a todos nós! Ninguém sabe tudo! Ninguém conhece tudo! Somos todos, portanto, ignorantes em alguma coisa! Ignorância não é crime nem pecado! Não é feio para ninguém... Feio é arrogância, é prepotência, é achar que é melhor que os outros! É acreditar que o mundo deva ajoelhar-se a seus pés como se fosse o dono absoluto de uma verdade absoluta. Uma verdade, porém, que desconhece e ignora!
O que jamais podemos esquecer é que a ignorância é uma sombra, que esconde, que mascara e nos ofusca a visão... Alguns percebem isso! Outros simplesmente esquecem que existe!
Bom... se alguns acreditam que a língua culta é a única existente e que as variações linguísticas são ignorâncias... Viva a ignorância! A ignorância de um Guimarães Rosa... de um Graciliano Ramos... Ah... quanta ignorância! Toda vida elas ao mar de sabedoria daqueles que se julgam Deus!

"Amável senhor me ouviu, minha ideia confirmou: que o Diabo não existe. Pois não? O senhor é um homem soberano, circunspecto. Amigos somos. Nonada. O diabo não há! É o que eu digo, se fôr... Existe é homem humano. Travessia."
(João Guimarães Rosa. Grande Sertão: Veredas)

1 comentários:

Luísa Q. disse...

Querida Clau,
Faço minhas suas palavras, sua indignação é mais que procedente!!!
Infelizmente, acho que a grande verdade é que nossos governantes não querem um povo instruído, capaz de desenvolver pensamento crítico e assim lutar por seus direitos.
E por este motivo tratam tão mal a educação.
Mas enquanto existirem pessoas como você e esta professora do RN que lecionam por amor a profissão ainda há uma esperança de termos uma educação eficiente para todos.
Força sempre!!!
Abraços.
Lu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...